Publicações

MILES de volta ao formato papel


Aqui pode visualizar todos os números do MILES em formado PDF:
MILES 1 - Janeiro 2014
MILES 2 - Fevereiro 2014

Fizemos uma pausa nas nossas edições em papel. Precisávamos de reflectir sobre o nosso percurso. Como estávamos a chegar aos nossos leitores. Como é que estes estavam a receber-nos. É tempo, pois de reaparecermos. Diferentes. Sempre com os mesmos objectivos: órgão da Militia Sanctæ Mariæ - cavaleiros de Santa Maria, associação católica, laical e internacional, para a formação dos seus membros e amigos e informação destes sobre o que é o trabalho que aquela desenvolve ao serviço da Igreja, em comunhão com os nossos Bispos e, por estes, com o Santo padre.
A Militia Sanctae Mariae – cavaleiros de Santa Maria é uma associação marcadamente mariana, inscrita da tradição beneditina e cisterciense e nas Ordens de Cavalaria, filhas da Igreja. O seu Fundador, Dom Gérard Lafond OSB, que foi monge beneditino em S. Wandrille e depois Dom Abade de S. Paul de Wisques, quis que fosse uma associação para o nosso tempo que constrói futuro mas cujas raízes fossem beber ao passado no que este tem de melhor e mais puro. Dom Lafond não quis restaurar nada, quando do final da primeira metade do século XX fundou a MSM. O Fundador teve somente uma preocupação: colaborar com a Igreja e com todos os homens de boa vontade em “ alargar cá em baixo as fronteiras do Reino de Deus” e sempre, como nos exorta S. Paulo : “ a tempo e contra-tempo”.
O primeiro reconhecimento da Igreja foi na Diocese de Chartres ( França) em 1969, na vigília de Natal desse ano, depois de vários anos de acolhimento fraterno e amigo de Dom Gontard, Dom Abade de S. Wandrille, mosteiro onde o nosso Fundador havia entretanto professado. Depois, seguiram-se outros reconhecimentos diocesanos de vários países. Em Portugal, tal aconteceu em 26 de Outubro de 1976, com o aplauso incondicional do Arcebispo Primaz da época, Dom Francisco Maria da Silva, que, com a anuência entusiástica do Cabido Primacial, nos acolheu na Capela de S. Geraldo, da Sé Catedral de Braga, onde, desde então, tem a sua sede canónica para Portugal. É nesta Capela onde a MSM tem celebrado várias das suas cerimónias e onde o Arcebispo Primaz, Dom Eurico Dias Nogueira, agora Emérito, conferiu a benedictio novi militis a vários freires portugueses.
A MSM é uma Companhia militante e regular. De leigos. O nosso boletim - MILES - (palavra que significa soldado, cavaleiro) só tem um objectivo: SERVIR A IGREJA.
Pela sua leitura, os nossos freires e amigos podem conhecer-nos melhor, rezar connosco e por nós, disponibilizarem-se para colaborar no nosso trabalho na cidade de Deus assim Deus nos ajude!

Quem somos?

A Militia Sanctae Mariae fundada em 1945, erecta canonicamente na Catedral de Chartres (França) na cripta de Nossa Senhora de Sob-Terra e noutras dioceses, nomeadamente em Braga (Portugal), por decreto de D. Francisco Maria da Silva.
A Militia Sanctae Mariae, Companhia Regular e Militante dos Cavaleiros de Santa Maria, é uma associação católica de fieís. Ler mais...

Photo Gallery

more

Cantinho da oração