S. Nuno de Santa Maria, padroeiro da Militia Sanctae Mariae no mundo

A São Nuno de Santa Maria, aplica-se a célebre expressão de S. Paulo, na 2ª Carta a Timóteo: “Combati o meu Combate, terminei a minha carreira, guardei a fé.” Depois de uma vida cheia, vencendo-se sempre a si próprio, acima de tudo, primeiro como Condestável de D. João I e depois como irmão leigo do Carmo, Nuno Alvares Pereira morreu num Domingo de Páscoa. Era o dia 1 de Abril de 1431. Amigo e servidor dos pobres, D. Nuno Alvares Pereira, o homem mais rico do Reino, fez-se pobre por Amor.

A MSM – Portugal, ao escolhê-lo como padroeiro celeste quis indicar aos seus membros que o maior combate que podem travar é a sua própria conversão. É este o combate por excelência de quem é baptizado e fez o seu compromisso na MSM. Na realidade, o combate com a espada ou com qualquer outro instrumento, não é o combate a que nos convida e convoca o Senhor Jesus, o Príncipe da Paz! O grande Combate é contra o nosso egoísmo, a nossa intolerância, uma palavra contra as nossas debilidades pecadoras!

São Nuno de Santa Maria continua a ser ponto de inspiração e modelo dos cidadãos. Que o Santo Condestável, como sempre lhe chamaram os portugueses, nos abençoe e nos guie pelos caminhos da Paz!

ver mais sobre S. Nuno de Santa Maria

 

image

Quem somos?

A Militia Sanctae Mariae fundada em 1945, erecta canonicamente na Catedral de Chartres (França) na cripta de Nossa Senhora de Sob-Terra e noutras dioceses, nomeadamente em Braga (Portugal), por decreto de D. Francisco Maria da Silva.
A Militia Sanctae Mariae, Companhia Regular e Militante dos Cavaleiros de Santa Maria, é uma associação católica de fieís. Ler mais...

Photo Gallery

more

Cantinho da oração