A identidade da Militia Sanctae Mariae

A Militia Sanctae Mariae, Companhia Regular e Militante dos Cavaleiros de Santa Maria, também foi conhecida por Ordem dos Cavaleiros de Santa Maria, instituição católica fundada em 1945, posteriormente erecta canonicamente na Cripta da Catedral de Chartres (França) na vigília do Natal de 1969, pelo Bispo Diocesano, Monsenhor Roger Michon. O fundador, foi D. Gérard Lafond OSB, que na altura da fundação era estudante, tendo posteriormente professado como Monge Beneditino da Abadia de S. Wandrille. Na altura da fundação, D. Lafond teve todo o apoio do Abade da que viria a ser a sua Abadia, Dom Gontard.

A Militia Sanctae Mariae, até 1972 definia-se como uma Ordem de Cavalaria, mas a pedido da Santa Sé, o XV Capítulo Geral, celebrado em Chartres naquele ano, decidiu que a MSM se definiria e apresentaria a partir daquele como uma “Companhia Regular e Militante dos Cavaleiros de Santa Maria”, sublinhando que não pede para si própria nem títulos, nem distinções, nem honras, nem privilégios. Simples associação de fiéis, deseja fazer reviver nos seus membros, por meio de observâncias espirituais, ritos, estudo e actividades aprofundadas, o verdadeiro espírito da cavalaria ao serviço da Igreja.

Assim a MSM empenha-se em promover nos seus membros através de uma vida espiritual profunda, a sua santificação, a servir a Igreja Católica, em plena comunhão com os seus Bispos, na fidelidade à Tradição e ao Magistério da Igreja, propondo-se ser instrumento da Nova Evangelização, da Paz e Ecumenismo.

É uma COMPANHIA REGULAR E MILITANTE – os membros da MSM constituem uma verdadeira família espiritual e praticam uma verdadeira vida fraterna. A sua unidade torna mais eficaz o combate por Cristo e pelo seu Reino. Alguns dos seus membros podem escolher uma vida conventual.

Enquanto companhia regular, a MSM propõe aos seus membros:
A consagração de toda a sua vida a Cristo-Rei, por mediação de Maria;

Enquanto companhia militante, a MSM organiza as suas próprias actividades de harmonia com os seus fins,
Enquanto que votada a Maria, a MSM ensina aos seus membros o amor e o serviço cavaleiresco à Santa Mãe de Deus. Todos se consagram à Virgem desde a sua recepção. Todos oferecem a Deus a sua oração através das Horas de Nossa Senhora e do Santo Rosário. Todos confiam a Maria as suas acções, grandes ou pequenas. Eles sabem que é por Maria e no Espírito Santo que Deus quer estabelecer o Reino de Cristo Rei.
Os membros da MSM recorrem igualmente ao ministério e protecção de S. Miguel Arcanjo e todos os santos Anjos de Deus. Invocam, também, com uma devoção muito particular S. José, S. João Baptista, S. Jorge, S. Bento, S. Bernardo, S. Luís Maria Grignon de Monforte e S. Maximiliano Kolbe.

 

image

image

image

image

Quem somos?

A Militia Sanctae Mariae fundada em 1945, erecta canonicamente na Catedral de Chartres (França) na cripta de Nossa Senhora de Sob-Terra e noutras dioceses, nomeadamente em Braga (Portugal), por decreto de D. Francisco Maria da Silva.
A Militia Sanctae Mariae, Companhia Regular e Militante dos Cavaleiros de Santa Maria, é uma associação católica de fieís. Ler mais...

Photo Gallery

more

Cantinho da oração