DOMINGO I DA QUARESMA
Ano A

5 de março de 2017

Leituras da Missa do dia:
  Primeira leitura - Gen 2, 7-9 – 3, 1-7
  Salmo - 50 (51), 3-4. 5-6a. 12-13. 14 e 17
  Segunda leitura - Rom 5, 12-19 ou Rom 5, 12. 17-19
  Evangelho – Mt 4, 1-11

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 4, 1-11)

Naquele tempo, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto, a fim de ser tentado pelo Diabo. Jejuou quarenta dias e quarenta noites e, por fim, teve fome. O tentador aproximou-se e disse-lhe: «Se és Filho de Deus, diz a estas pedras que se transformem em pães». Jesus respondeu-lhe: «Está escrito: ‘Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus’». Então o Diabo conduziu-O à cidade santa, levou-O ao pináculo do templo e disse-Lhe: «Se és Filho de Deus, lança-Te daqui abaixo, pois está escrito: ‘Deus mandará aos seus Anjos que te recebam nas suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’». Respondeu-lhe Jesus: «Também está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’». De novo o Diabo O levou consigo a um monte muito alto, mostrou-Lhe todos os reinos do mundo e a sua glória, e disse-Lhe: «Tudo isto Te darei, se, prostrado, me adorares». Respondeu-lhe Jesus: «Vai-te, Satanás, porque está escrito: ‘Adorarás o Senhor teu Deus e só a Ele prestarás culto’». Então o Diabo deixou-O e aproximaram-se os Anjos e serviram-n'O.
Palavra da salvação.

......


Jesus jejua durante quarenta dias e é tentado e com estas tentações, somos confrontados com as tentações de todos nós.
Ao contrário de Adão e Eva que pecaram, Jesus venceu a tentação, fixando-Se no Pai e na sua palavra.
Com este exemplo somos "tentados" a resistir ao mal, a morrer para o pecado, somos chamados a perserverar na palavra de Deus, sendo este o primeiro passo para participarmos na Páscoa de Jesus.
Quem realmente desejar caminhar para a comunhão com Deus na Páscoa de Jesus, não pode deixar-se encantar, nesse caminho, com as tentações que o Inimigo lhe apresentará...



fonte: Sacerdotes do Coração de Jesus - Dehonianos, www.dehonianos.org